terça-feira, 23 de agosto de 2011

Maravilhas da Zona de Cister

Olá a todos...

Ora que estas férias fui dar uma voltinha pela zona de Cister mais precisamente por Alcobaça!

Tenho lá família e há uns cinco anos que me apaixonei pela cidade e por isso vou até Alcobaça pelo menos uma vez por ano, é como diz a musica "Quem passa por Alcobaça, não passa sem cá voltar", é uma cidade que adoro e que se saísse de Lisboa e de longe do meu Tejo era para onde me mudava hahaha, gosto de poder andar a pé pela cidade, da calmaria sem ser em demasia, do belo Mosteiro, da comida claro e a minha perdição são os MARAVILHOSOS doces conventuais hahahha não há vez que vá beber um cafézinho que não tenha que comer uma bomba de colesterol em forma de doce de ovos hahahah.

Durante os dias que lá estive foi a Feira Medieval de Aljubarrota que é todos os anos na altura de 14 de Agosto que é o aniversário da Batalha de Aljubarrota, já há vários anos que vou até esta feira e gosto muito, a vila regride até á época medieval, andamos pelas ruas e e viajamos no tempo :D tenho o costume de lá ir jantar pelo menos um dia e gosto de comer uma bela sopinha servida em malga de barro e com colher de pau e a bela da grelhada mista repleta de coisas boas desde varias carnes de porco até ao chouriço e á morcela de arroz típica da zona, que para comer se vier com uns palitos é uma sorte, este ano havia bancos corridos junto ás mesas de madeira, mas já lá estive um ano em nos sentávamos em fardos de palha o que era bem engraçado.

Claro que como em qualquer feira temos as belas das vendas e eu não resisti em comprar algumas iguarias...


Mel de Rosmaninho, uma maravilha, tem um sabor super suave adoro.


Marmelada caseira, muito boa.


Doce de Morango caseiro.


Doce de maçã reineta.

 

Ainda não provei os doces, mas quando provar faço um poste dedicado a eles, mas tenho certeza que são óptimos!

Deixo aqui algumas fotos da feira...


Os Castelhanos


A Padeira


Os pormenores




As vendas

Do mel...


Dos doces e da marmelada...


A rainha das especiarias...


Das plantas...


Do artesanato em madeira...


A animação de rua...


A multidão


O mais concorrido, a pequenada não lhe dava descanso :)



Espero que gostem e comentem;
Beijos
Xandara

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ovos mexidos da Avó e uma Homenagem

Olá a todos, em primeiro quero pedir desculpas por mais uma vez ter andado desaparecida mas o trabalho tem sido muito, e as coisas na minha vida pessoal também não tem andado a 100%, hoje venho aqui deixar uma receita que está presente na minha vida desde sempre, é uma receita simples mas deliciosa, que para mim tem um gosto especial, são os ovos mexidos que a minha avó fazia para o pequeno almoço de fim de semana e férias. 
Coloco esta receita em homenagem a ela, a minha avó que partiu no dia 25/07 deixando o meu mundo mais vazio, mais triste, com a sensação que arrancaram uma parte de mim, uma parte muito mas mesmo muito importante da minha vida, daquilo que eu sou, de tudo o que aprendi com ela, uma mulher de armas que passou por tanto. E em homenagem a ela uma grande mulher partilho hoje esta receita que será para sempre mais uma forma de me recordar dela e das maravilhosas iguarias que nos preparava, uma das razões da minha paixão pela culinária. Eu não sou uma pessoa muito espiritual nem religiosa, sou mais do tipo terra a terra e do ver para querer, mas acredito que ela esta algures a olhar por nós e a guiar o nosso caminho.

"A ti vó obrigado por fazeres parte da minha vida, obrigado por tudo o que me ensinaste, obrigado por todos os conselhos que me deste, obrigado pelo privilégio de poder ser tua neta, por tudo um muito obrigado. Com amor, orgulho e saudade muita saudade, a tua neta Sandra"

Ingredientes
- Ovos
- Cebola
- Tomate
- Azeite
- Sal e Pimenta q.b.
- Leite q.b.

 Preparação
- Cortar a cebola ás rodelas fininhas, colocar numa frigideira com azeite até ficar transparente, seguida juntar o tomate previamente cortado em cubos e sem sementes, até este estar cozinhado, cuidado para a cebola não queimar. Bater os ovos com um pouco de leite e temperar com sal e pimenta. Juntar ao anterior preparado na frigideira e mexer até os ovos estares cozinhados.

Nota: podem juntar bacon, fiambre, etc...




Aqui está acompanhado de um belo café com leite e de pão de mistura da Branca de Neve feito na Maquina de Fazer Pão, mas o pão fica para outro post.

Espero que gostem desta receita tão especial para mim.

Um beijinho
Xandara