terça-feira, 23 de agosto de 2011

Maravilhas da Zona de Cister

Olá a todos...

Ora que estas férias fui dar uma voltinha pela zona de Cister mais precisamente por Alcobaça!

Tenho lá família e há uns cinco anos que me apaixonei pela cidade e por isso vou até Alcobaça pelo menos uma vez por ano, é como diz a musica "Quem passa por Alcobaça, não passa sem cá voltar", é uma cidade que adoro e que se saísse de Lisboa e de longe do meu Tejo era para onde me mudava hahaha, gosto de poder andar a pé pela cidade, da calmaria sem ser em demasia, do belo Mosteiro, da comida claro e a minha perdição são os MARAVILHOSOS doces conventuais hahahha não há vez que vá beber um cafézinho que não tenha que comer uma bomba de colesterol em forma de doce de ovos hahahah.

Durante os dias que lá estive foi a Feira Medieval de Aljubarrota que é todos os anos na altura de 14 de Agosto que é o aniversário da Batalha de Aljubarrota, já há vários anos que vou até esta feira e gosto muito, a vila regride até á época medieval, andamos pelas ruas e e viajamos no tempo :D tenho o costume de lá ir jantar pelo menos um dia e gosto de comer uma bela sopinha servida em malga de barro e com colher de pau e a bela da grelhada mista repleta de coisas boas desde varias carnes de porco até ao chouriço e á morcela de arroz típica da zona, que para comer se vier com uns palitos é uma sorte, este ano havia bancos corridos junto ás mesas de madeira, mas já lá estive um ano em nos sentávamos em fardos de palha o que era bem engraçado.

Claro que como em qualquer feira temos as belas das vendas e eu não resisti em comprar algumas iguarias...


Mel de Rosmaninho, uma maravilha, tem um sabor super suave adoro.


Marmelada caseira, muito boa.


Doce de Morango caseiro.


Doce de maçã reineta.

 

Ainda não provei os doces, mas quando provar faço um poste dedicado a eles, mas tenho certeza que são óptimos!

Deixo aqui algumas fotos da feira...


Os Castelhanos


A Padeira


Os pormenores




As vendas

Do mel...


Dos doces e da marmelada...


A rainha das especiarias...


Das plantas...


Do artesanato em madeira...


A animação de rua...


A multidão


O mais concorrido, a pequenada não lhe dava descanso :)



Espero que gostem e comentem;
Beijos
Xandara

3 comentários:

  1. Adorei as fotos que partilhas-te Xandara, acho muito interessante que se façam estas feiras e que assim se conservem as tradições. Também adoro essa zona e sempre que vou a Fátima gosto de lá ir ahhh e sim também adoro essas bombas calóricas de doces de ovos hummmmm

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Nem sabia que havia festa por esta altur do ano, eu adoro estas feirinhas, mas agora nem posso sair de casa, o tempo é muito limitado e só mesmo aqui ao pé :(

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa por só responder aos vossos comentarios agora mas não tenho tido tempo nenhum mesmo :( obrigado pelas vossas palavas gentis...

    Um beijinho
    Xandara

    ResponderEliminar