quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Panquecas

Ingredientes:
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
1/3 chávena de açúcar fino
2 ovos à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite
70g de manteiga sem sal

Preparação:
Numa tigela média misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutro recipiente bata os ovos, o leite e a manteiga derretida, usando uma batedora de varas. Deite a mistura para dentro da tigela com a farinha. Bata bem.
Leve uma frigideira ao lume alto e unte com manteiga. Faça uma panqueca de cada vez, (1 concha de sopa da massa por panqueca). Deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos de cada lado ou até começarem a aparecer bolhas na superfície (só ai é que deve virá-las).
Podem servir como gostarem mais, com compota, com iogurte, com fruta, com fiambre, com queijo... Enfim como gostarem mais... :)







Aqui ficam duas ideias de acompanhamento...

Com iogurte grego e banana:


E a maneira como mais gosto com manteiga e fiambre:


Fonte: Livro "Cozinha para quem quer poupar" da Mafalda Pinto Leite com algumas alterações.


Espero que gostem e comentem.

Xandara

domingo, 5 de dezembro de 2010

Salada de frutos do mar

Ingredietes
- Miolo de camarão
- Miolo de mexilhão
- Delicias do mar
- Ovos
- Batatas
- Cenouras
- Feijão Verde
- Ervilhas
(As quantidades depende do número de pessoas)

Preparação:

Bimby: Descascar e cortar os legumes. Colocar no copo 1 litro de água, no cesto colocar os ovos. No cesto da varoama colocar as batatas, as cenouras, o feijão verde e as ervilhas. No tabuleiro da varoma colocar o miolo de camarão e o miolo de mexilhão, programar 30 minutos, Vel. 2 Temp. Varoma.

Tradicionalmente: Descascar e cortar os legumes. Colocar numa panela os legumes em água ambudante e deixar cozer. Noutra panela colocar o miolo de camarão e o miolo de mexilhão com água e deixar ferver. Cozer os ovos numa panela á parte.

Quando estiver tudo cozido misturar tudo e juntar as delicias do mar. Pode servir frio ou quente conforme gosto. Pode juntar maionese.




Dica: Pode enfeitar com gambas.

Espero que gostem e comentem...
Xandara

Brigadeiro de Chocolate com creme de Framboesa

Ora aqui vos deixo mais uma gulodice...

Brigadeiro de Chocolate

Ingredientes
100gr de chocolate negro (de preferência 70% de cacau)
1 lata de leite condensado
200 g de natas ( 1 pacote)

Preparação

Bimby: Colocar no copo o chocolate aos bocados e dar 3 ou 4 toques de turbo. De seguida pulverizar 15 seg. vel. 9/10 e com ajuda da espátula baixar o que ficou agarrado às paredes do copo.
Juntar os restantes ingredientes e programar 25min, temp 100, veloc 4., colocar por cima da tampa o cesto virado ao contrario.

Tradicionalmente: Triturar o chocolate. Num tacho colocar todos os ingredientes e em lume brando deixar cozinhar lentamente até ficar uma mistura uniforme e consistente.
 
Creme de Framboesa:
 
Ingredientes

75gr framboesas
250gr mascarpone
100gr natas
150gr açúcar
Framboesas para decorar

Bimby: Colocar as framboesas no copo e programar 30 seg., vel. 7. De seguida juntar o mascarpone, as natas e o açúcar e prog. 3min vel. 3. No fim deste tempo provar, se não estiver bom de açúcar coloque mais um pouco a gosto e programe mais 1min e meio vel. 3.

Tradicionalmente: Triture as framboesas, numa batedeira junte o as framboesas o mascarpone, as natas e o açúcar, bater tudo em velocidade media até ficar um creme espesso.

Colocar o Brigadeiro em taças ou copinhos pequenos e por cima o creme de franboesas no fim pôr franboesas para decorar.



 

 
 
 
 
 
Espero que gostem e comentem...
Xandara